terça-feira, 5 de abril de 2011

Estudo bíblico


O bispo Macedo explica quais as atitudes que o cristão deve ter para receber o Espírito Santo







Como e quando acontece o batismo com o Espírito Santo?

O batismo com o Espírito Santo nunca acontece por acaso; é, pelo contrário, fruto de um ardente desejo de se conhecer e servir melhor ao Senhor Jesus. O centurião Cornélio é um claro exemplo disso, pois a Bíblia assim o apresenta: “Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.”( Atos 10.1,2)


Não foram as esmolas de Cornélio que lhe deram condições de receber o batismo com o Espírito Santo. O seu caráter temente a Deus, somado às suas orações, capacitou-o a ser visitado, ele e toda a sua casa, pelo Espírito de Deus. As esmolas simplesmente expressaram seu o caráter liberal, uma característica de todos aqueles cujos corações estão realmente disponíveis nas mãos de Deus. 


Não somos nós que ditamos as regras de como e quando seremos batizados com o Espírito Santo, mas o próprio Deus, na Pessoa do Senhor Jesus. 


A Bíblia nos afirma que Ele procura pessoas de fé, a fim de manifestar a Sua glória neste mundo. Quando alguém busca fazer a vontade de Deus com jejuns, orações, vigílias e outras atitudes, o Senhor Jesus Se incumbe de lhe encher com o Seu Espírito, como se tomasse a pessoa nas mãos e a imergisse nas águas do Espírito. 


O que acontece após o batismo com o Espírito Santo? 


Após o batismo com o Espírito Santo é normal acontecer o batismo com fogo: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3.11) 


O batismo com fogo é uma provação severa após o batismo com o Espírito Santo, cujo objetivo é, talvez, não permitir que a pessoa venha a ter orgulho ou vaidade espiritual na sua vida. 


Além disso, conscientiza o cristão da sua nova capacidade espiritual, graças ao revestimento dado pelo Espírito Santo para enfrentar toda e qualquer provação desta vida e, ainda assim, continuar inabalável na fé. 


Este revestimento nos dá a garantia da ressurreição e da vida eterna, conforme o apóstolo Paulo admoesta os cristãos romanos: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 


Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Romanos 8.9-11) 


Não é comum acontecer o batismo com o Espírito Santo antes do batismo nas águas; o Batizador, porém, é o Senhor Jesus e Ele age como melhor Lhe apraz. A ordem natural, entretanto, é: crer no Senhor Jesus como único Salvador e ser batizado nas águas por imersão, em o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a ordem do Senhor: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” (Mateus 28.19,20) 


*Retirado do livro Estudo Bíblico, do bispo Edir Macedo





Nenhum comentário:

Postar um comentário